Destaque,  Notícias

Onde Acompanhar os Números da Pandemia?

 

Onde acompanhar os números da pandemia no Brasil?

Após o governo federal ter deixado de divulgar os números diários atualizados de casos de Covid-19 na última sexta-feira, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) disponibilizou um painel próprio para garantia de transparência de dados sobre a pandemia no país. Este painel mostra o total acumulado de casos e mortes por Covid-19 registrados nas últimas 24 horas no Brasil, além de informar esses mesmo dados sobre cada Estado separadamente e o Distrito Federal.

Vale lembrar que o acesso à informação é um direito fundamental, que desempenha papel central no empoderamento dos cidadãos e na própria democracia.

Tendo isso em mente, ainda em abril de 2020, a Rede Direitos Humanos da UFMG publicou Recomendações sobre a Pandemia do Novo Coronavírus e os Direitos Humanos, direcionada aos representantes do poder público e à sociedade em geral. O documento recomenda a adoção de medidas que busquem resguardar os direitos no contexto atual, principalmente das populações mais vulnerabilizadas, frisando, inclusive, a necessidade de:

“Garantir acesso irrestrito às informações científicas e oficiais sobre o coronavírus e a pandemia da COVID-19 utilizando linguagem acessível, organizando orientações específicas para grupos vulnerabilizados e que não possuem acesso à mídia televisiva ou virtual”.

 

Para ler a nota na íntegra clique aqui.

Acesse o Painel Conass Covid-19 aqui.