Destaque,  Seleção

VI Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas

A Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CdH|UFMG) promove o VI Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil junto ao XIII Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos.

 

Após anos de isolamento social pela pandemia de Covid-19, o evento ocorrerá de 31 de agosto a 02 de setembro de 2022, presencialmente, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Dando seguimento aos desenvolvimentos dos anos anteriores, o Fórum pretende capacitar docentes e discentes para trabalhar com clínicas jurídicas, discutindo as principais características dessa metodologia de ensino jurídico e estimulando o compartilhamento de experiências.

 

Nesse sentido, serão tratados os potenciais das clínicas jurídicas como propulsoras do fortalecimento democrático, experiências em litígio estratégico judicial nacional e internacional, ferramentas extrajudiciais, práticas de formação, comunicação, advocacy, fomento e acompanhamento de políticas públicas, estratégias de sensibilização e de popularização do saber jurídico. Todas essas ferramentas como forma de ampliar a concretização de direitos humanos e a garantia de ampliação de acesso à justiça social efetiva.

 

A partir de painéis e minicursos, especialistas na atuação de clínicas jurídicas brasileiras e internacionais compartilharão conhecimento e experiência. Além disso, os participantes terão oportunidade de apresentar seus trabalhos em sessões temáticas, com posterior publicação nos anais do evento.

 

Link do evento: https://vifncj.redeclinicasjuridicas.com.br/

Link de inscrição para o evento: https://www.sympla.com.br/evento/vi-forum-nacional-de-clinicas-juridicas/1625892

 

Coordenação científica:

Profª Dra. Juliana Cesario Alvim Gomes (UFMG)

Profa. Ms. Julia Silva Vidal (UFJF / CdH/UFMG)

Profª Ms. Letícia Soares Peixoto Aleixo (Milton Campos / CdH/UFMG)

Dra. Daniella Monteiro de Lima Borges (CdH/UFMG)

 

Organização:

 

Clara Viana Lage Meirelles

Cynthia Santos Menezes

Ísis Alvim Machado Faria

João Pedro Martins

Marina Cordeiro Araújo Machado

Nathália Silvestre Lana Dutra

Nataly Aparecida Campolina

Pablo Martins Fontes da Silva

Maria da Glória Bohrer Antonio

Thabata Pena Pereira

Vinicius Henrique Silva de Almeida

 

Realização:

Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais

 

Fomento:

Fapemig

Amigos da Vetusta

DKA Áustria