Destaque,  Notícias

IV Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas

Organizados pela Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama (FD USP) e pela Coordenadoria de Prática Jurídica da Escola de Direito de São Paulo da FGV,  o IV Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro.

O Fórum promove encontros anuais de clínicas de diferentes universidades “com os objetivos de debater a metodologia clínica de ensino jurídico, trocar experiências e articular ações”. Dessa forma, o evento dá a oportunidade de clínicas jurídicas dialogarem e compartilharem seus projetos entre si e com a sociedade.

A CdH participou do evento na Sessão Temática “Acesso à Justiça e Gênero nas Clínicas Jurídicas”. No eixo Transpasse, foi apresentado o trabalho “O controle dos corpos no cárcere: os procedimentos administrativos disciplinares na Ala LGBT mineira”, onde foi abordado os processos de criminalização e recriminalização das pessoas trans e travestis no cárcere.

Também, foi apresentado o trabalho “Acesso à Justiça e o direito de ser mãe: o papel da advocacia clínica na disputa de narrativas”, que abordava os direitos reprodutivos e sexuais, dando grande foco ao afastamento compulsório de mães e seus bebês.