Notícias

#JusticeForKrenak

Mobilize-se também com o abaixo-assinado! #JusticeForKrenak
https://justicekrenak.com/

 

Em 2015, os índios Krenak foram vitimas da maior poluição da história do Brasil, causada pela indústria de minérios. Uma barragem de rejeitos, propriedade da empresa Samarco, se rompeu. Uma avalanche de resíduos tóxicos destruiu a bacia do Rio Doce, onde moram os Krenak.
A contaminação generalizada de seu território afetou profundamente a vida quotidiana dos Krenak, privando-os de seus meios tradicionais de subsistência.

Eles não podem mais pescar, beber nem se banhar nas águas do rio, e suas atividades agrícolas e econômicas foram comprometidas. A destruição de seu rio sagrado é também uma profunda ferida espiritual para os Krenak, cuja cultura é intimamente ligada às águas do rio Doce. Três anos depois, os direitos dos Krenak permanecem sendo violados e o ecossistema local, destruído. Nenhum responsável foi tampouco condenado. Este crime não deve continuar impune!

Junte-se à resistência Krenak para denunciar a violação dos direitos deles, e as ameaças que pesam sobre seu modo de vida.Por isso, France Libertés se junta hoje à resistência Krenak para denunciar a violação de seus direitos e a ameaça a seu modo de vida e identidade, apelando para a solidariedade internacional para que obtermos justiça!