A Clínica de Direitos Humanos repudia a violência policial nas manifestações.

Nós, integrantes da comunidade acadêmica da UFMG, manifestamos repúdio à violência policial que ocorreu na última quarta-feira (12) na região central de Belo Horizonte durante uma manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus da cidade.

A desproporcionalidade e truculência da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais atingiu, feriu e cerceou os direitos de expressão e circulação de manifestantes que se indignaram diante do aumento significativo nas passagens de ônibus de Belo Horizonte. As ações, registradas em fotos, vídeos e relatos colocam em evidência a violência policial montada em torno dos manifestantes e do uso indiscriminado de balas de borracha, sprays de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. O resultado foi dezenas de pessoas feridas e outras dezenas detidas.

Destacamos que a ação da polícia não se alinha com os parâmetros e instrumentos internacionais de garantia e promoção de Direitos Humanos e também viola os direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal, indo na contramão dos princípios da liberdade de expressão e do direito à livre manifestação, que acreditamos ser fundamentais em uma democracia.

Considerando, portanto, a situação de vulnerabilidade dos manifestantes agravada pelo aparato repressivo da Polícia Militar, reiteramos a todos os cidadãos que na eventualidade de ocorrências futuras, o cidadão tem direito a:

1 — Saber a identificação de todos os policiais envolvidos na ação; fotografar e filmar; ser revistado por policial do mesmo gênero.
2 — Ser levado preso somente mediante apresentação de mandado de prisão ou em caso de prisão em flagrante.
3 — Não ser algemado caso não esteja reagindo com violência, nem ter seus pertences tirados sem justificativa plausível.
4 — Não se submeter a tratamentos desumanos.
5 — Denunciar os atos abusivos sofridos aos órgãos competentes (Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público de Minas Gerais – Telefone: 3295–2009. Endereço: R dos Timbiras 2928, 6º andar; Defensoria Pública de Direitos Humanos – Telefone: 3526–0405. Endereço: R Bernardo Guimarães 2640, 5º andar; Ouvidoria Geral do Estado – Telefone: 162)
6 — Em caso de prisão: contato imediato com a família; assistência jurídica; permanecer em silêncio; permanecer em local digno e não ser agredido físico/emocionalmente.

Reiteramos, por fim, nosso apoio às vítimas da violência policial e o repúdio à violência e criminalização de cidadãos e manifestantes.

Assinam esta nota:
Projetos, programas e grupos de ensino, pesquisa e extensão e representação discente da UFMG:
Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFMG (AJUP)
Centro Acadêmico Afonso Pena — UFMG
Centro Acadêmico de Ciências do Estado — UFMG
Centro de Estudos sobre Justiça de Transição
Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais
Cidade e Capital
Diverso — Direitos e Diversidades
Grupo de Estudos Casa Verde
Grupo de Estudos: Gênero, sexualidade e direito
Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet)