Notícias

CdH/UFMG e outras entidades protocolam pedido de exclusão da vale do Pacto Global da ONU

Diante do desastre-crime ocorrido em Brumadinho, com o rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Feijão, a Clínica de Direitos Humanos da UFMG e diversas entidades da sociedade civil protocolaram pedido de exclusão da Vale do Pacto Global das Nações Unidas, no último dia 12.

O Pacto Global da ONU é uma iniciativa voluntária que conta com mais de 13 mil pequenas, médias e grandes empresas e organizações participantes em mais de 160 países. O principal objetivo desse instrumento é fomentar a adoção de práticas de negócios que promovam direitos humanos, trabalhistas, ambientais e combate à corrupção.

Por outro lado, a conduta da empresa brasileira, que culmina no rompimento da barragem, demonstra um grave favorecimento do lucro em detrimento da adoção de padrões de segurança e de políticas de prevenção de danos socioambientais, em contrário aos Princípios norteadores do Pacto e a parâmetros internacionais de respeito a direitos humanos. Nesse sentido, as entidades esperam que as Nações Unidas monitorem o caso e reconheçam o descompromisso da Vale com os parâmetros mencionados.

A denúncia na íntegra pode ser lida aqui.

 

Foto: Dani Godoy