Com organização da CDH e da DAJ, o seminário buscou discutir, através de painéis com convidadas e convidadas de várias partes do Brasil, o conceito de direitos humanos para diferentes áreas do conhecimento, Além disso, foram discutidos os temas da pornografia não-consensual e de adolescentes trans no sistema socioeducativo em sua relação com direitos humanos e a atuação das Clínicas Jurídicas no Brasil. Ao longo do evento, foi montada uma exposição com obras da coleção “Mulheres” da artista mineira Carol Rossetti, que ainda participou de uma roda de conversa sobre direitos humanos e representação artística. A CDH recebeu mais de 125 inscrições de interessados em participar do seminário, entre estudantes…
-
-
Clínica abre edital para orientadores voluntários
A Clínica abre, no período de 28 de março a 03 de abril, inscrições para o preenchimento de vagas de orientadores voluntários. São duas vagas para profissionais graduados nos cursos de Direito e Ciências do Estado. Confira clicando aqui no nosso edital!
-
Resultado da Seleção de Bolsistas
A Clínica de Direitos Humanos da UFMG tem o prazer de anunciar os dois contemplados pelas bolsas regulares PBEXT: Larissa Seixas Pedro Bastos Além disso, a CdH também anuncia uma nova extensionista selecionada na modalidade voluntária: Marina Araújo. Parabéns!
-
CdH abre processo de seleção para bolsas
A Clínica de Direitos Humanos da UFMG, Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais faz saber que está aberto processo seletivo destinado a preenchimento de 2 (duas) vagas de extensão para bolsas regulares PBEXT. Os detalhes estão disponíveis aqui no edital. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março de 2017.
-
CdH protocola amicus curiae na Corte Interamericana de Direitos Humanos
A Clínica de Direitos Humanos da UFMG protocolou recentemente um memorial de amicus curiae na Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a retificação de registro civil para pessoas trans e o regime jurídico de uniões homossexuais. O documento foi elaborado em resposta ao pedido de opinião consultiva realizada pela Costa Rica quanto à proteção conferida pela Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH) à identidade de gênero e à orientação sexual (o pedido na íntegra pode ser encontrado clicando aqui). A Clínica de Direitos Humanos da UFMG compreende que é dever do Estado promover meios eficazes para o exercício do direito à identidade de gênero, a exemplo da garantia de um procedimento para retificação de registro civil, que…