Na constante busca pela promoção e defesa dos direitos humanos, a ReneDH – Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos – surge como um farol de conhecimento e colaboração.
A Rede conta, para atingir seus objetivos, com a participação de órgãos e entidades da administração pública, instituições de pesquisa e ensino, organizações da sociedade civil e movimentos sociais da área, tendo, entre seus participantes, a Clínica de Direitos Humanos da UFMG.
A ReneDH – Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos foi instituída no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) pela Portaria nº 762, de 7 de dezembro de 2023, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências no desenvolvimento de pesquisas, estudos e análises em direitos humanos no Brasil.
A ReneDH tem, entre suas competências, promover a articulação entre pesquisadores, gestores e organizações da sociedade civil; apoiar a elaboração da Agenda de Prioridades de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania; produzir análises, estudos e pesquisas em direitos humanos e cidadania, de forma colaborativa e multidisciplinar; e divulgar esta produção de forma acessível à população em geral.
Por meio da ReneDH será possível superar lacunas de evidências existentes e produzir dados e informações sobre fenômenos pouco visibilizados nas estatísticas oficiais.
Esses fenômenos, tradicionalmente ignorados pelo poder público, envolvem majoritariamente populações em contexto de vulnerabilidade, que são sistematicamente invisibilizadas.
Nesse contexto, a CdH/UFMG tem na participação da ReneDH uma forma de evidenciar a ocorrência de violações aos direitos humanos no âmbito de seus três eixos: Direitos Reprodutivos e Sexuais; Transpasse; e Justiça Socioambiental, Direitos Humanos e Empresas.
Nesse sentido, a participação da CdH/UFMG é uma forma de trazer luz ao que é constatado na prática do programa de pesquisa e extensão e possibilitar a construção coletiva de saberes a partir de uma ótica de priorização dos direitos humanos e da cidadania, juntamente aos demais participantes da Rede.
Ademais, o ObservaDH, que é integrado à ReneDH, corresponderá ao meio de divulgação das pesquisas, estudos e análises produzidos pela Rede, garantindo que informações sobre a situação dos direitos humanos cheguem a gestores públicos, organizações da sociedade civil, jornalistas, pesquisadores e estudantes.
Por tudo isso, a ReneDH é mais do que uma rede, é um convite ao intercâmbio de saberes, à construção de pontes entre pesquisadores, gestores e a sociedade civil, da qual a Clínica de Direitos Humanos da UFMG tem o prazer de participar e ajudar a construir.
Conheça os membros da ReneDH no site: https://padlet.com/renedhmdhc/membros-da-renedh-kjqqdfukfdxsmvir